Você sabe quem foi Zaqueu?Que lições podemos tirar da história deste homem?...
1° - Zaqueu sentiu um desejo sincero e ardente de se encontrar com Jesus, e estava disposto e determinado a se empenhar completamente para o conseguir.
Muitos hoje até chegam a dizer que querem saber e conhecer mais de Jesus (inclusive crentes), mas muitas vezes, não são como Zaqueu. Não estão dispostos a empenhar-se a fundo, contra o que quer que seja para conseguirem, como fez Zaqueu.Para estarmos com Jesus é preciso que a nossa prioridade seja Ele, e o resto tem de ficar em segundo lugar. Quando isso não acontece, não há um encontro genuíno com JESUS.
2° - Zaqueu era do gênero de pessoas que menos se esperava ter interesse de procurar Jesus.
Zaqueu tinha alguns “inconvenientes” para se interessar por Jesus.Era rico - (normalmente a riqueza é um dos empecilhos para alguém se tornar seguidor de Jesus).Era funcionário (publicano) do governo Romano. Por cima, era chefe dos publicanos.
O que é um publicano?
Os publicanos eram mal vistos pelo povo, e eram considerados conjuntamente na lista dos maiores pecadores. Em Lucas 15:1, nós lemos que vinham para ouvir Jesus, publicanos e pecadores. Isto revela como eram considerados os pulicanos.Eram pessoas com poucos ou nenhuns amigos na sociedade.
Se alguém também pensa que não tem condições de se aproximar de Jesus, faça como Zaqueu.Esqueça tudo isso e vá ao encontro de Jesus, pois Jesus não faz distinção de ninguém, ainda que seja o maior dos pecadores.
Como fez com Zaqueu, assim JESUS fará com você, te dará a salvação.
3° - Qual foi o grande obstáculo que Zaqueu teve para se aproximar e ver Jesus? (a multidão)
Ter um encontro com Jesus será sempre acompanhado de obstáculos. Mas nada que não seja superado se tivermos a determinação de Zaqueu.Muitas vezes o primeiro obstáculo que surge e que impede muitos de irem a Jesus, são os outros. A família, os amigos, os vizinhos… a “multidão”.Quando temos fé, Deus concede-nos força e capacidade para superarmos todos os obstáculos. Ele tem sempre uma “figueira” para nós, para superarmos a multidão.
Jesus então chama Zaqueu e foi naquela mesma hora para sua casa jantar com ele.
No fim da ceia e depois de Zaqueu se converter a ponto de decidir dar parte dos seus bens aos pobres e devolver o que roubara em quadriplicado, Jesus proferiu estas palavras:“o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”. Jesus não veio a este mundo como alguns dizem, para criar uma nova religião ou nos dar o exemplo… mas para… buscar e salvar o que se havia perdido”.
Quem estava perdido? (todos nós)
Versos bíblicos que nos dão a situação do estado do homem sem a salvação. (Ex. Rm. 3:23/5:12 Ef. 2:3 Is. 53:6 / 64:6)
Porque todos pecaram… a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram… fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas,……nossas justiças como trapo da imundície;…
CONCLUSÃO
Paulo já à 2000 anos ao escrever a Timóteo dizia que todos os que querem seguir piamente a Jesus, padecerão perseguição e terão dificuldades.
Jesus disse também que os que o quisessem seguir necessitariam de negar-se a si mesmos e tomar a cruz.
Deus não nos promete facilidades para os que se entregam a Jesus. Pelo contrário, muitos obstáculos iremos encontrar. O diabo e o mundo colocarão muitos empecilhos à nossa frente.
Que Deus ajude todos a buscarem este encontro com Jesus, quer seja para a salvação da alma, quer seja para um reencontro de alguém que tem andado afastado dele.Quer uns quer outros, tem essa necessidade.Que as dificuldades que possam surgir, para tentar impedir-vos não vos façam desistir, mas sejamos como Zaqueu.
Empenhemo-nos, vencendo essas dificuldades, porque Deus dá a promessa de nos ajudar e também capacidade para romper com os obstáculos.
Que o Senhor abençoe a todos. Amém
Carlos A. Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.